top of page

A música no cérebro

  • bach2psychology
  • May 31, 2024
  • 2 min read

Como todos sabemos, a música afeta imensamente as várias zonas do cérebro. No post de hoje, iremos falar precisamente sobre este assunto: efetivamente, de que maneiras é que a música afeta o nosso cérebro enquanto estamos a tocar um instrumento?

No link presente abaixo, é apresentado uma técnica denominada fNIRS (Espetroscopia Funcional perto de Infravermelhos), que mede a circulação sanguínea nas várias zonas do cérebro, e que permite tirar várias conclusões: https://www.instagram.com/reel/C5N8471MFak/igsh=MTdmdHpuMTNuZHRxbA==.

Esta técnica é muito importante, porque nos mostra que o cérebro regula a circulação sanguínea de maneira local, visto que as zonas cerebrais são independentes entre si. Se uma área receber mais sangue, significa que está a processar algum tipo de informação.

No vídeo apresentado, é possível observar que, à medida que o músico toca, as suas zonas do cérebro vão ficando tingidas com diferentes cores. A escala varia do verde ao vermelho, onde o verde significa um menor processamento de informação e o vermelho um maior metabolismo, sendo que o amarelo e o laranja compreendem níveis intermédios. A maioria das zonas a vermelho apresentadas localizam-se nos lobos centrais, que são as partes do cérebro que processam o movimento e a coordenação. Assim, é possível perceber que estando "apenas" a tocar um instrumento, o cérebro da pessoa está mais ativo que em muitas outras atividades: no movimento, por ser necessário um grande detalhe e critério no movimento dos dedos (por ser pianista) e coordenação para conseguir relacionar bem a memória da partitura com os dedos que estão a tocar.

Por fim, visto que este poderá vir a ser o nosso último post, decidimos deixar-vos com um conjunto de playlists com 3 temas diferentes. Assim, mesmo que muitos de vocês não possam ter o privilégio de tocar um instrumento, ao ouvirem estas playlists, talvez possam experienciar algo parecido com aquilo que se passa no cérebro do músico do vídeo.

Deixamos então os links de cada playlist do Spotify:

·      Melancolia de primavera – quando estás mais em abaixo e precisas de consolo em forma de música: https://open.spotify.com/playlist/0j4b8BphaWwXUmUAzyhyPA?si=9i0HEIPSTDa-Lrt60T75eg

·      Serenidade – quando pretendes estar mais calmo e apreciar o momento:

·      Dance like you mean it – quando estás num “mood” mais feliz e queres música que reflita esse mesmo estado de espírito:

 


Comments


Bach2Psicology

Margarida Soares e Ricardo Pereira

©2023 by Bach2Psicology. Proudly created with Wix.com

bottom of page