top of page

"What was I made for" - Billie Eilish

  • margaridapitorro
  • May 14, 2024
  • 2 min read

"Quando estávamos a escrever isto, estávamos verdadeiramente a escrever sobre uma personagem... e só dois dias depois é que pensei, 'Isto sou eu.'"


Billie Eilish e FINNEAS levam-nos numa jornada muito íntima dentro das suas mentes criativas ao revelarem como criaram a canção original vencedora do Óscar, "What Was I Made For", para o filme 'Barbie.'

Desde a "física" envolvida nos elementos complexos da produção desta música até maneira devastada mas poderosa como a cantora Billie interpreta a mesma, o duo disseca cada passo para dar vida à sua canção assombrosamente bela.


Para quem não conheça esta música, recomendamos que a vão ouvir. Porém, eis um pequeno contexto que é útil para a mensagem que queremos passar: "What Was I Made For" é uma música cujo ritmo é lento e onde o canto é transmitido quase que através de um sussurro.

Ainda que a música pareça simples, não foi por acaso que ganhou um Óscar. A própria Billie Eilish confessa nesta entrevista que "Está no top 3 das músicas mais difíceis que alguma vez tive de gravar", acrescentando que " não por ser uma música num tom mais alto do meu, mas sim devido ao que eu queria transparecer".

Este fator é importantíssimo. Billie não pretendia simplesmente escrever uma música que tivesse uma letra que tocasse pessoas: queria principalmente que os ouvintes sentissem a tristeza que a personagem sentia e que o mesmo fosse transmissível pelo tom, pela velocidade e pelo sussurro da voz de Billie.

"Eu poderia ter cantado esta música com mais força, podia ter cantado com um estilo coral, mas contudo escolhi cantar de uma maneira mais (suave), e é mesmo difícil de o fazer. É mesmo muito difícil de suar bem e de pronunciar bem as palavras. Podia literalmente ter só cantado (de uma maneira mais forte e audível), mas não era isso que a música pedia. Podia ter cantado de tantas outras maneiras mas nenhuma delas funcionava da maneira que esta música, que parece que acabaste agora mesmo de chorar e agora estás a cantar, pedia.".

É nesta última frase que sublinhamos que está o intuito deste post: mostrar que a música conta uma história, toca o coração das pessoas, faz-nos relembrar do nosso passado e faz-nos sentir o que as outras pessoas estão a sentir. Para cada sentimento há um tom, uma velocidade e uma interpretação vocal implícitas que são capazes de colocar uma pessoa a pular de alegria ou a chorar incontroladamente. Quem tiver uma maneira de produzir música e souber combinar os ingredientes certos, consegue tocar o coração até da pessoa mais fria do universo.


link do vídeo de onde tirámos a informação: https://youtu.be/mewdcHIvMmA?si=r2m0adIND9-_5VDK




Comments


Bach2Psicology

Margarida Soares e Ricardo Pereira

©2023 by Bach2Psicology. Proudly created with Wix.com

bottom of page