top of page

A música de intervenção

  • margaridapitorro
  • Dec 5, 2023
  • 2 min read

Updated: Apr 30, 2024


A música de Intervenção é uma categoria que engloba canções de música popular compostas com o intuito de chamar a atenção do ouvinte a um determinado problema de um certo país, seja ele de origem social, política ou econômica.


Em Portugal, a música de intervenção teve um papel crucial durante o período da ditadura do Estado Novo, abrangendo figuras como José Afonso, Adriano Correia de Oliveira e Manuel Freire. Através das suas músicas, estes artistas transmitiam mensagens subentendidas de resistência, liberdade e críticas ao regime autoritário, de modo a que os artistas não fossem censurados pela PIDE.


“Grândola, Vila Morena”, uma das músicas mais conhecidas e ouvidas de José Afonso, tornou-se um símbolo importante durante a Revolução dos Cravos, também conhecida como a revolução do 25 de abril de 1974. Assim, foi através da passagem combinada desta música na rádio, juntamente com a preparação prévia dos soldados portugueses, que a revolução iniciou, resultando no fim da ditadura.


Além disto, “A saia da Carolina”, da autoria de Carolina Deslandes, é uma música publicada recentemente, consequência de uma adaptação da versão tradicional, proveniente de muito antes de 2023. A partir desta música, a autora quer falar de uma "Carolina que questiona a educação patriarcal e religiosa e que não cabe nesse molde", complementando com versos como “Ser menina é tua sina, ser mulher é teu legado” de modo a passar uma forte mensagem feminista.


Através destes exemplos, conclui-se que a música nem sempre é simplesmente utilizada como uma maneira de entreter o ouvinte. Assim, é também uma opção escolhida por diversos artistas para demonstrarem os seus sentimentos de revolta perante um certo assunto.


Bibliografia:



Comentarios


Bach2Psicology

Margarida Soares e Ricardo Pereira

©2023 by Bach2Psicology. Proudly created with Wix.com

bottom of page