top of page

O simbolismo do Réquiem

  • margaridapitorro
  • Mar 5, 2024
  • 2 min read

Updated: Apr 30, 2024


Réquiem é um tipo de música usada no contexto de uma missa especial celebrada pelas igrejas cristãs em homenagem aos mortos.

 

A Igreja Católica é a principal doutrina a fazer as chamadas “missas de réquiem”, no entanto também pode ser utilizado este termo para nomear cerimônias semelhantes do Anglicanismo e da Igreja Ortodoxa.

 

O termo “réquiem” é originário  do latim requiem, derivando de requies, que significa “descanso” ou “repouso”.

 

Nas missas fúnebres (celebradas durante os funerais) típicas da Igreja Católica, réquiem é a primeira palavra a ser dita durante o ritual dedicado ao repouso da alma do falecido: Réquiem aeternam dona eis, Domine (“Senhor, concede-lhes o eterno descanso”, na tradução para o português).


Esta obra musical, além de ter um propósito litúrgico de celebrar os mortos, carrega muitas vezes um profundo simbolismo nas suas composições, podendo este ser associado à psicologia.

Alguns destes são:


  1. Lamentação e Consolo: O "Réquiem" expressa frequentemente um sentimento de lamento e tristeza pela perda de alguém, mas também oferece consolo e esperança para os vivos.

  2. Transição para a Vida Após a Morte: Muitas vezes, o "Réquiem" simboliza a jornada da alma do falecido para a vida após a morte, retratando um sentido de paz e aceitação nesse processo de transição.

  3. Redenção e Salvação: Em algumas composições, o "Réquiem" reflete temas de redenção e salvação, retratando a esperança de que os falecidos encontrem paz e reconciliação após a morte.

  4. Julgamento e Arrependimento: Algumas partes do "Réquiem" abordam temas de julgamento e arrependimento, refletindo a ideia de que a morte é um momento de prestação de contas e reflexão sobre a vida.

Estes são apenas alguns dos muitos simbolismos associados ao "Réquiem", mas a interpretação desses temas pode variar de acordo com o contexto cultural, religioso e pessoal de cada indivíduo. Porém, ainda que estes simbolismos variem, há um fator em comum: a utilização da música como maneira de prestar homenagem aos mortos e facilitar a sua transição da vida para a morte.


Deste modo, deixamos-vos com a sugestão de ouvirem os Réquiems presentes nos links abaixo.


https://youtu.be/Zi8vJ_lMxQI?si=4LqEeKJnCSR5GV0Q : "Réquiem em Ré menor", de Mozart, composto no ano da sua morte e sobre o qual o mesmo disse "Temo estar a compor um Réquiem para mim mesmo".






Comments


Bach2Psicology

Margarida Soares e Ricardo Pereira

©2023 by Bach2Psicology. Proudly created with Wix.com

bottom of page